Guias Slow Living

72623821_3048726325142833_78940511444548

De 2015 a 2018 publicamos o Guia Slow Living, uma revista impressa em papel certificado que reuniu um guia de marcas – dentre produtos, serviços, projetos e experiências – e conteúdo diverso sobre um bem viver e escolhas conscientes de vida, produção e consumo. Conheça melhor cada edição abaixo.

A revista foi entregue em diversos Estados do país e até internacionalmente, algo muito gratificante para nós. Agradecemos eternamente aos nossos parceiros, colunistas, equipe e todos que colaboraram, de alguma maneira, para que esse projeto ganhasse vida.

Guia-Slow-Um-Silvia-Vasconcellos.jpg

GUIAS SLOW LIVING

Revistas Impressas

Leia gratuitamente a versão digital das 3 edições.

O QUE É

Uma publicação independente e anual que teve como propósito reunir conteúdo atemporal – matérias, colunas, receitas, inspirações… – e iniciativas diversas dentre produtos, serviços e causas que contribuem para o fortalecimento da busca por um viver mais significativo. Inovações sustentáveis, escolhas conscientes de produção e consumo, a busca por mais equilíbrio e um incentivo a uma vida mais leve e prazerosa, além de um retorno de valores adaptados, claro, ao nosso mundo conectado e ao surgimento de uma nova economia – circular, colaborativa e compartilhada. Inspirações e informações sobre marcas e projetos que, como nós, acreditam em uma visão mais humanizada da vida e do consumo.

DETALHES

Beleza e Bem Viver, Casa, Comer e Beber, Vestir, Pets, Pequenos, Inovar, Experiências, Iniciativas, Viver a Cidade e Viajar. Alinhado à busca por um consumo mais responsável, um dos enfoques é a consideração pelo que se compra, quem produz e como é feito, elencando iniciativas que contribuem para o fortalecimento da conscientização que pensa no impacto dos nossos hábitos de compra. Para isso, cada marca e projeto listados vêm caracterizados com símbolos que indicam sua postura dentro do conceito slow, e de acordo com as crescentes inovações e resgates para produções e vivências mais respeitosas e agradáveis:

Ecofriendly, Orgânico, Agricultura Familiar, Sem Crueldade, Ar Livre, Vegetariano, Vegano, Comércio Justo, PetFriendly, Feito a Mão, Reciclar, Upcycling, Feito em Minas, Feito no Brasil, Lixo Zero, Consumo Colaborativo, Economia Compartilhada, Reutilizar, Atemporal, Experiências, Faça Você Mesmo, Feminino, Kids Friendly, Feito em Casa, Offline, PANCs, Logística Reversa, Produção Familiar, Saberes, Sob Demanda, Sem Gênero, Social e Vintage.

Os guias foram impressos em uma gráfica mineira que adota práticas sustentáveis, a Formato, e dentre os cuidados para minimizar o impacto de sua produção estão o papel certificado FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) e tintas à base de óleos vegetais.

COMO É

. A edição Três, nacional e lançada na primavera de 2017, conta com 176 páginas e  traz colunistas como Soraia Zonta, idealizadora da Bioart, empresa de Santa Catarina pioneira em cosméticos orgânicos e veganos no Brasil; Flavia Aranha, estilista de São Paulo especializada na moda slow e com abordagem principal no tingimento natural; Carl Honoré, premiado jornalista, autor, palestrante e embaixador do movimento slow por todo o mundo, que volta nessa edição com ensinamentos aos pais sobre uma infância mais leve e livre e Gustavo Tanaka, escritor que inspira o Brasil com seus relatos sobre autoconhecimento e espiritualidade para um novo mundo, dentre outros nomes de relevância na defesa e na inspiração por um estilo de vida mais equilibrado e significativo.

. Nas 97 páginas da edição Dois, de 2016, temos a capital mineira como foco, além de incluir trabalhos inspiradores de outras cidades e acessíveis virtualmente aos mineiros, na categoria Online. Com relação à comunicação visual, Luna Siqueira, designer editorial responsável desde sua primeira edição, mantém, em conjunto com a fotógrafa Silvia Vasconcellos, a proposta criada por elas do minimalismo brasileiro.

A revista trouxe colunistas como Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo; Marcelo de Podestá, facilitador regional sudeste do Slow Food Brasil; Luciana Dulci, doutora em sociologia e professora na UFOP; Lili Ito, jornalista, fluxonomista e facilitadora de processos criativos e colaborativos em rede; Luciana Gallo, co-fundadora da Amadoria, dentre outros. E como entrevistado tivemos Carl Honoré, premiado jornalista, autor, palestrante e embaixador do movimento Slow por todo o mundo.

. A edição Um, lançada em 2015 com 74 páginas, teve como foco a capital mineira e também iniciativas de todo o Brasil que contam com uma atuação online. Como colunistas estão, dentre outros, Fernanda Simon, coordenadora do Fashion Revolution Brasil e André Carvalhal, autor dos livros “A moda imita a vida” e “Moda com Propósito”. Seu lançamento aconteceu durante o showroom que organizamos, a FES – Feira do Encontro Slow, na benfeitoria.

Fotos das revistas por Silvia Vasconcellos

"A publicação teve como principal intuito, além de incentivar os prazeres de uma leitura desconectada e sem pressa, unir e incentivar o comércio local – mineiro e nacional – e seus talentos, apontando também para o bem estar e o viver a cidade em seus espaços públicos, além de novos olhares para transformações gerais que já estão acontecendo ao nosso redor na maneira em que habitamos, nos relacionamos, viajamos, vestimos, comemos, trabalhamos… Uma reconexão com valores primordiais e esquecidos por essa era de super velocidade a que chegamos. Trata-se de um equilíbrio, de absorvermos de volta esses valores e os adaptarmos em nossa vida conectada. É uma grande alegria poder inserir a filosofia e os inúmeros benefícios do slow em nossas vidas. Temos que parar, respirar e descobrir, juntos, novas formas de viver, consumir e compartilhar, levando em conta o desfrute de bens e serviços de forma consciente." - Bruna Miranda

“Me encanto a cada abordagem, é sempre um convite à reflexão e ao fomento a atitudes na busca de mais significado e consciência, não só para as nossas ações cotidianas mas também para a relação com o trabalho e viagens. Não só para a nossa comunicação assim como para a comunicação das empresas, dos negócios. Mais significado e atitude para a vida, alinhando o resgate da essência à inovação.” – Maísa Paraguassú

“Nós amamos nos inspirar em ideias e propósitos que de alguma maneira mudam o mundo, e tê-los reunidos em um só lugar é ainda melhor! E quem teve essa iniciativa foi o Review, que reúne diversas marcas inovadoras no modo de produzir, criar e comunicar, mostrando a diversidade criativa do nosso país. Esse guia nos traz conhecimento e nos estimula a cada vez mais valorizarmos a produção consciente.” – Estúdio Elan